Senador comenta visita às obras de Transposição

De acordo com Humberto, os programas sociais do Governo Federal não são suficientes para o desenvolvimento do Nordeste

ter, 12/03/2013 - 22:38
Victor Freire/LeiaJáImagens

Como relator da Comissão Externa do Senado Federal, o senador Humberto Costa (PT) apresentou nesta terça-feira (12), na tribuna da casa legislativa, suas impressões sobre a visita realizada juntamente com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e outros parlamentares às obras de transposição do Rio São Francisco.

De acordo com o senador a transposição do Rio São Francisco vai assegurar a oferta de água para 12 milhões de habitantes de 391 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.



“Ela representará um grande salto social e econômico para as regiões com os piores indicadores do País, com elevadas taxas de mortalidade infantil, baixo nível educacional e renda muito abaixo da média nacional”, disse Humberto Costa.



Ele ressaltou que os programas sociais dos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma (PT) não são suficientes para o desenvolvimento do Nordeste. “Esses programas não são suficientes para gerar renda e emprego para a população local, pela falta de acesso à água, que acaba com as plantações, mata os rebanhos, destrói toda a atividade econômica e impede o desenvolvimento”.



A vistoria da comissão durou dois dias. Na quinta-feira (7), o grupo visitou as obras do Túnel Cuncas I, no município de São José de Piranhas, na Paraíba. Do outro lado da montanha, está sendo feito o Cuncas II, no município de Mauriti, no Ceará. “Os dois túneis juntos, com um total de 21,4 quilômetros de extensão, formarão o maior túnel da América Latina para transporte de água”, antecipou .



Na sexta-feira (8), os senadores e o ministro foram à barragem de Jati, que fica a 525 quilômetros de Fortaleza, para conhecer a estação de bombeamento situada a 20 quilômetros de Salgueiro, município de Pernambuco.



“Lá havia cerca de 150 homens e 87 máquinas trabalhando na limpeza e no preparo da área. Lá estão sendo construídas seis novas barragens e também está sendo recuperada uma outra barragem”, relatou Humberto.



O grupo visitou outra estação de bombeamento, em Cabrobó, município de Pernambuco que é considerado coração do projeto por ser o local de captação da água do Rio São Francisco.

COMENTÁRIOS dos leitores