Governador lança projeto Praia sem Barreiras
Antes o chefe do executivo participa do II Passeio ciclistico Pedalada PE
O Governado de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) participa neste domingo (17) do II Passeio Ciclístico Pedala PE. O evento tem concentração marcada a partir das 8h, no Marco Zero, no Recife, e segue até Olinda, homenageando as duas cidades. Às 10h, na praia de Boa Viagem, o chefe do executivo lança o projeto de acessibilidade Praia sem Barreiras, idealizado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE). A ação, voltada para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, levará à praia uma arena de acessibilidade, que garantirá momentos de lazer a todos que visitam o local.
No marco zero o governador vai anuncia a licitação para contratação de empresa que irá explorar o serviço de aluguel de bicicletas nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Também assina a Ordem de Serviço para início da elaboração do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife, que vai nortear as políticas públicas de infraestrutura cicloviária para os próximos 10 anos. A ação integra o Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB), e tem como objetivo valorizar a bicicleta como meio de transporte nos grandes centros urbanos.
Na Praia de Boa Viagem, localizada em frente ao Internacional Palace Hotel, a arena será implantada em uma área com cerca de 200 m², montada e desmontada todos os dias, de quinta a domingo, no horário de 8h às 12h, próxima ao novo posto do Corpo de Bombeiros. Os visitantes poderão desfrutar de uma esteira de acesso ao mar com 30 metros de comprimento, seis cadeiras anfíbias, três piscinas para o lazer de crianças, uma quadra para a atividade esportiva de vôlei sentado, tenda de fisioterapia e enfermagem, além do banho assistido.
Com o objetivo de melhor atender aos turistas com deficiência física ou mobilidade reduzida, 21 estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Turismo da UNINASSAU passaram por oficinas de capacitação e serão os responsáveis pelo trabalho de assistência durante o projeto. Já para facilitar o acesso à arena de acessibilidade, a Prefeitura do Recife criou uma rota acessível, que tem início na parada de ônibus da avenida Conselheiro Aguiar, seguindo pela rua Bruno Veloso, até a orla de Boa Viagem.