Nicolás maduro é eleito presidente da Venezuela

Ex-sindicalista garantiu uma vitória apertada com uma diferença menor que 2% em relação ao segundo colocado

seg, 15/04/2013 - 10:50
Elza Fiúza/ABr Maduro foi indicado por Chávez Elza Fiúza/ABr

A política da Venezuela nesse domingo (14) foi bastante movimentada com a primeira eleição presidencial após morte de Hugo Chávez. Com menos de 1,6 pontos percentuais o ex-sindicalista Nicolás Maduro de 50 anos foi eleito presidente e governará a nação até 2019 com 50,66% dos votos. Já o segundo colocado, Henrique Capriles, obteve 49,07% o que equivale  a uma diferença de menos de 250 votos.

Com uma diferença relativamente pouca, esta foi a primeira vez desde 2005 que os opositores questionavam os números do Conselho Nacional Eleitoral  (CNE). Segundo o jornal Folha de São Paulo, os oponentes acusaram o CNE de favorecer o governo. 

De acordo com o CNE, com 99,1% das urnas apuradas, Maduro, indicado pelo ex-presidente Chávez, teve 7.505.338 votos contra 7.270.403 votos do adversário. Ainda segundo a Folha de São Paul minutos após o anúncio do resultado, Capriles afirmou que não reconhece a vitória de Maduro e que exige uma recontagem dos votos.

Durante entrevista coletiva, Capriles disse que só reconhecerá a elerição válida, após análise dos votos. "Não vamos reconhecer o resultado até a recontagem de cada um dos votos dos venezuelanos, um por um. Exigimos do CNE que abram todas as urnas e que cada voto seja recontado", divulgou o jornal.

Quem também pediu a recontagem da apuração foi o único reitor da CNE, Vicente Diaz, que é próximo da oposição. Para ele, a auditoria deve ser feita com os 100% dos votos.

 

COMENTÁRIOS dos leitores