Ministro nega operação especial de inteligência em Suape

Segundo ele, monitoramento feito no porto é de rotina e integra finalidades do Sistema Nacional de Segurança

qua, 17/04/2013 - 16:43

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, José Elito Siqueira, negou que haja operação especial de monitoramento do Porto de Suape, em Pernambuco. Em audiência pública conjunta da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência e da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara, ele afirmou que estão sendo realizadas apenas ações de rotina.

"Acompanhamos 21 portos rotineiramente. Encaminhamos memorando a 15 estados informando sobre a possibilidade de greves, assunto que já era noticiado nos meios de comunicação, e solicitando informações sobre a necessidade de tomar providências", explicou. Segundo ele, entre as finalidades do Sistema Nacional de Segurança está o fornecimento de subsídios ao presidente da República em assuntos de interesse nacional. "Nós não podemos improvisar, temos que observar o País permanentemente", ressaltou.

O convite para o comparecimento ao Congresso Nacional veio depois de uma matéria publicada no jornal Estado de S.Paulo, que afirmou que os sindicatos dos portuários estariam sendo monitorados pelo GSI e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Em nota, o governo federal já negou qualquer operação.

COMENTÁRIOS dos leitores