Implementação de rodízio divide vereadores do Recife

Parlamentar distribuiu adesivos com a frase: Rodízio não é a solução

ter, 07/05/2013 - 22:01

A proposta que trata sobre o rodízio ou restrição de carros particulares na cidade do Recife gerou polêmicos entre os vereadores do Recife na tarde desta terça-feira (7). Alguns se posicionaram favoráveis e outros contrários a medida. O primeiro a subir na tribuna foi o vereador presidente da comissão de Transportes e Trânsito da Casa e relator de parecer favorável à restrição de veículos, Jurandir Liberal (PT).

Segundo dados passados pelo parlamentar, há 10 anos havia o Recife tinha 350 mil veículos, hoje são 650 mil e daqui a oito anos serão mais de 1,2 milhão. “Toda regulamentação das áreas onde haverá restrição de veículos será feita pelo executivo. Por isso o projeto está sendo implementado por meio de decreto, pois fica mais flexível de se fazer modificações. O poder executivo vai estabelecer as regras”, comentou Liberal.



O vereador Raul Jungmann (PPS), reforçou ser contrário a matéria e distribuiu adesivos com a frase: “Rodízio não é a solução”. “Sou radicalmente favorável ao transporte público de massa de qualidade. O rodízio não resolveu os problemas no trânsito das cidades onde foi implantado”, criticou o vereador ao comentar que atualmente no Recife não há melhorias no sistema público de transporte.



Já o líder do governo e autor do Projeto de Lei 77/2010, Gilberto Alves (PTN), contou que sua proposta pretende oferecer uma ferramenta para que o poder executivo melhore o trânsito da cidade. “Espero que o projeto seja votado na próxima semana”, destacou.



O projeto de sua autoria trata de restringir a circulação de veículos em horários específicos, os veículos de determinada placa não poderão circular em algumas vias públicas, podendo buscar vias alternativas. 



Sobre o adiamento da votação, Gilberto Alves comentou que a oposição usou de “manobras regimentais”, mas isso faz parte do tramite da casa José Mariano. “daí a gente aceita”, comentou.

COMENTÁRIOS dos leitores