Geraldo defende lei que regulamenta acesso de informação

O socialista explica que o sigilo vai ser analisado caso a caso

sex, 17/05/2013 - 17:04
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo O prefeito defende a restrição de alguns conteúdos Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

A Lei do executivo municipal do Recife de nº 09/2013 aprovada nesta semana, que regulamenta o acesso às informações públicas, foi defendida pelo prefeito Geraldo Julio (PSB). A matéria que teve 24 votos de aprovação e quatro negativos tem sido alvo de críticas por parte dos vereadores da oposição. Recentemente, o parlamentar Raul Jungmann (MD) disse que poderá enviar a pauta para o Supremo Tribunal Federal, pedindo a inconstitucionalidade.

Questionado sobre as críticas em relação à restrição de algumas informações contidas no documento e um tempo de 15 a 25 anos para liberar o que foi pedido, conforme diz a lei, o socialista citou áreas que, segundo ele, não pode ser divulgadas. “Você acha que eu posso disponibilizar, por exemplo, a planta de um banco privado que opera na minha cidade para qualquer cidadão que pedir isso? Você acha que eu posso liberar o sigilo fiscal dos contribuintes do Recife para qualquer pessoa que pedir isso? Ou que eu possa liberar a planta do banco central que está instalada aqui na nossa cidade? Para qualquer pessoa que pedir isso? É claro que existem informações dentro da prefeitura que não podem ser disponibilizados e isso tem que ser preservado”, respondeu à imprensa.

Geraldo defende a restrição de alguns conteúdos e informa que os cidadãos não serão prejudicados. “A lei de acesso à informação garante ao cidadão recifense ter acesso a um grande conjunto de informações que estão à disposição da prefeitura”, argumenta.

O prefeito explica como funcionará a lei e ressalta que é obrigação da administração pública preservar algumas informações. “O sigilo não vai ser regulamentado, vai ser analisado caso a caso. Quando o cidadão faz o pedido você precisa saber se aquelas informações podem ser cedidas sem ferir o interesse público, sem ferir o interesse da coletividade. A administração pública tem também, a responsabilidade de fazer a guarda das informações que não trazem risco ao interesse público, e a gente vai fazer isso”, garante.





Indagado de como fica a questão da transparência, algo que tem afirmado garantir na sua gestão, Geraldo Julio desconversa e afirma que vai permitir o acesso às informações. “Existe uma lei, que é a lei do acesso à informação que foi aprovada pela Câmara e eu vou sancionar. Ela dá acesso a todas as informações da  prefeitura e garante a transparência”, declara.

COMENTÁRIOS dos leitores