Uchoa defende ampliação do TJPE

O deputado afirmou que o aumento do número de desembargadores do Judiciário tem como objetivo agilizar o andamento de processos

seg, 27/05/2013 - 17:52
Roberto Soares/Assessoria/Alepe O parlamentar também ressaltou a defasagem entre o número de desembargadores por Estado Roberto Soares/Assessoria/Alepe

A ampliação do serviço de prestação jurisdicional é uma tendência nas modernas economias de mercado e deve ser estendida a todo Pernambuco, um dos estados que mais cresce no Nordeste e no Brasil. A informação foi repassada, nesta segunda-feira (27 ), pelo presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), o deputado Guilherme Uchoa (PDT). Segundo o parlamentar, o panorama econômico de Pernambuco exige a ampliação do Tribunal de Justiça.



O deputado afirmou que o aumento do número de desembargadores do Judiciário tem como objetivo agilizar o andamento de processos, que é um dos pontos que compõem o chamado “risco Brasil”. Uchoa destacou que a elevação desse risco pode se refletir em queda de investimentos estrangeiros no País.



O parlamentar também ressaltou a defasagem entre o número de desembargadores por Estado. Santa Catarina, por exemplo, tem seis milhões de habitantes e conta com 60 magistrados, enquanto Pernambuco tem quase nove milhões de moradores e 42 desembargadores. O presidente espera que o Tribunal de Justiça encaminhe projeto de lei para a Assembleia atendendo ao sentimento de unanimidade dos deputados em relação à proposta de ampliação do Tribunal de Justiça.

COMENTÁRIOS dos leitores