Jaboatonenses voltam às urnas para consulta popular
Poderão participar do processo cidadãos maiores de 16 anos com documento de identidade
Enquanto o Congresso Nacional e a presidente Dilma Rousseff (PT) discutem a realização de um plebiscito que pode acontecer no dia 8 de setembro sobre a reforma política, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), uma consulta popular já foi definida para a próxima sexta-feira (12). Na cidade, a votação começará a partir das 6h30 e colherá a opinião dos jaboatonenses sobre 12 áreas distintas.
Segundo o prefeito da cidade, Elias Gomes (PSDB), a ideia surgiu a partir das mobilizações populares ocorridas em todo o País. “Nós estamos vendo o Brasil nos principais centros urbanos se manifestando e querendo participar. Eu entendi que à medida que a população levantou as diversas bandeiras, mesmo que difusas, ao invés de a gente ficar se escondendo e fugindo desse debate como se ele fosse um problema, eu julgo que esta é uma oportunidade de organizar esse diálogo de forma organizada”, justificou.
O prefeito afirmou que para a realização do processo serão disponibilizadas mais de 500 urnas tradicionais. Os equipamentos serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade, por onde passam mais pessoas como: terminais de ônibus, escolas, igrejas, postos de saúde, etc. No dia, alguns dos objetos serão itinerantes e circularão das 6h30 até às 20h, em apenas alguns pontos. Cada cidadão receberá uma cédula para indicar o que considera prioritário para o município. Cada tema terá opções a serem marcadas com um ”X” e um espaço em branco para novas sugestões.
Após a consulta popular presencial, a Prefeitura de Jaboatão promoverá um novo processo, desta vez virtual por meio das redes sociais. Porém, cada cidadão com 16 anos ou mais só poderá votar uma única vez com apresentação da carteira de identidade. Diante das informações da opinião pública, ocorrerá a terceira e última etapa: uma plenária. “Nesta plenária nós vamos levar o plano de investimento da cidade para cada área, como saúde, educação, meio ambiente, segurança e de acordo com as demandas nós vamos mostrar onde é que a gente pode deslocar recursos. Isso vai ser pactuado dentro de um limite financeiro e o que for das esferas estaduais e federais mobilizaremos as pessoas para a cobrança”, contou Gomes.
De acordo com o tucano, os prazos para a realização das demandas apresentadas pela população podem variar. No entanto, o gestor explicou que algumas coisas solicitadas podem já estar em andamento, além disso, ele prometeu criar um cronograma de acordo com as necessidades das pautas e dos orçamentos dos investimentos.
Entre as áreas colocadas pela prefeitura estão: transportes, saúde, infraestrutura, educação, segurança, meio ambiente e outros seis aspectos sociais. Segundo o secretário de Comunicação Social e Democratização Digital de Jaboatão, Jorge Lemos, a previsão é que na próxima segunda-feira (15) o resultado da consulta popular seja divulgado.