Juíza garante tranquilidade em Soledade durante eleição

Com determinações que limitam a campanha eleitoral na cidade, a Juíza Bárbara Bortoluzzi acredita que poderia acontecer sérios problemas sem organização

por Wênia Bandeira ter, 30/07/2013 - 15:55
Arquivo Pessoal De acordo com a juíza, Bárbara Bortoluzzi, determinações foram tomadas de comum acordo com os partidos políticos Arquivo Pessoal

SOLEDADE (PB) - As eleições suplementares de Soledade, a 165 km de distância de João Pessoa, devem ocorrer com tranquilidade. A perspectiva é da juíza da 23ª Zona Eleitoral da cidade, Bárbara Bortoluzzi Emmerich.



De acordo com a magistrada, as decisões tomadas por ela, na última sexta-feira (26), garantirão a paz no pleito do próximo dia 1º de setembro. Nesta data, o município irá escolher um novo prefeito.



“Nas últimas semanas tivemos protestos aqui. A população foi às ruas tomou a BR 230, que corta a cidade. Este ato ocasionou um congestionamento de 30 km, então imagine o que poderia acontecer caso não organizássemos esta campanha”, explicou a juiza.



Ainda de acordo com Bárbara, determinações foram tomadas de comum acordo com os partidos políticos. “Eu poderia ter apenas informado a decisão, mas não faz parte do meu feitio impor qualquer coisa. Tivemos uma reunião com representantes dos partidos e acordamos”, salientou.



De acordo com a decisão de Barbara Bortoluzzi, as coligações não poderão fazer passeatas, carreatas ou qualquer ação de aglomeração de pessoas na BR 230, nem poderão fazer uso de carros de som a menos de 100 metros das sedes dos poderes Executivo e Legislativo, da Polícia Militar, delegacia da Polícia Civil, dos hospitais, postos de saúde, das igrejas e escolas.



“Mesmo sendo uma cidade pequena, há território suficiente para fazer as manifestações seguindo estas determinações, tanto que os partidos aceitaram”, garantiu ao ser questionada sobre a área permitida para realizar a campanha.



Os candidatos ainda irão se revezar em suas saídas às ruas, alternando os dias de ações para que não se encontrem. No entanto, por solicitação dos candidatos, nos últimos dois será liberado para ambos. A utilização de pinturas em muros e banners também foram autorizados.



Já em clima de eleições, os cartórios e juizados estão trabalhando em ritmo de plantão, de domingo a domingo, sem folgas. Os programas de guias eleitorais já estão sendo veículados em rádios desde o último domingo (28).



Soledade tem 15 mil eleitores aptos a votar, segundo informou a juíza. A cidade está na passagem entre a capital paraibana e o sertão, além de ser entrada para a Campina Grande. Vânia Leal e José Alves de Miranda Neto, da coligação ‘Unidos pela Vontade do Povo’ enfrentam Flávio Aureliano e Beto de Manoca, da coligação ‘Soledade de Todos’.

COMENTÁRIOS dos leitores