Denúncia aponta desfalque nas contas do PreviPaulista
O "rombo" nas contas, que vem sendo acumulado desde a última gestão, pode acarretar um prejuízo de milhões a prefeitura
Após a divulgação de dados de uma avaliação atuarial, que prevê cálculos em longo prazo, do Fundo Previdenciário de Paulista (PreviPaulista) em cumprimento de exigências do Ministério da Previdência Social, sindicato denunciou indícios de desfalques nas contas previdenciárias.
De acordo com o presidente Sindicato dos Professores (SINPROP), Gilberto Sabino, os dados da avaliação foram divulgados no site do PreviPaulista, no entanto, ao verificarmos a página não encontramos informações sobre a avaliação.
O Portal LeiaJá conversou com a secretária do Conselho Deliberativo do Instituto Previdenciário de Paulista, Adriana Layme, que confirmou a existência do “rombo” nas contas da Previdência e assegurou que o possível desfalque vem acontecendo desde a gestão do ex-prefeito Yves Ribeiro (PSB), de 2005 a 2012.
“Isso acontece desde a gestão anterior. O problema é que as contas não eram transparentes, nós solicitávamos informações e eles não nos davam. Quando respondiam era de maneira evasiva”, disse.
Ainda segundo Adriana, existe uma lei que divide a porcentagem a ser paga pela prefeitura e pelo Fundo Previdenciário do município. No entanto a gestão municipal não estava cumprindo com o pagamento. “Só o Fundo estava efetivando os pagamentos, e já estava utilizando a verba reserva. Agora que as reservas do acabaram a prefeitura terá que arcar com os pagamentos, o que a partir de setembro já soma mais de R$1 milhão”, detalhou.
O SINPROP vai registrar a denúncia no Ministério Público de Pernambuco e o PreviPaulista deve passar por uma auditoria, por solicitação do Conselho. “Quando coisas assim ocorrem, sempre tentam diminuir investimentos prioritários em educação, saúde e segurança; mas informamos que não aceitaremos tal absurdo. Os professores não possuem culpa pela má gestão dos recursos públicos e saliento que todos os servidores ativos e inativos, devem ter resguardado o sagrado direito de receber seus benefícios” concluiu Gilberto Sabino.
Atualmente a Prefeitura de Paulista tem cerca de 1.400 aposentados e pensionistas, além disso, são expedidos por mês em média 10 pedidos de aposentadoria.