Governo entrega novas viaturas do Programa Conduz

Equipamentos atenderão a RMR e as cidades do Agreste

por Élida Maria qua, 28/08/2013 - 14:09

Mais nove municípios do Agreste pernambucano, além outros da Região Metropolitana do Recife (RMR) passarão a se beneficiar com o recebimento de novas viaturas entregues pelo governador Eduardo Campos (PSB) nesta quarta-feira (28), no pátio da sede provisória do governo, no Centro de Convenções.  Todos os equipamentos são adaptados com plataforma e elevador, além de outros acessórios que atendam as necessidades de pessoas com deficiência e fazem parte do Programa Conduz.

Ao todo foram repassadas 15 viaturas. Destas, 10 ficarão na RMR e as outras cinco, seguirão para Caruaru, município polo do Agreste. Na cidade os transportes atenderão nove outras cidades adjacentes (São Caetano, Bezerros, Riacho das Almas, Toritama, Camocim de São Félix, Agrestina, Santa Cruz do Capibaribe, Tacaimbó e São Joaquim do Monte).

Para a mãe de Emilly Vitória de seis anos, que possui atrofia espinhal progressiva, Joana Darc da Silva, 42, o transporte facilita a locomoção e proporciona praticidade. “Às vezes passamos por constrangimento no ônibus. Nem todos os motoristas param para deficiente. Onde eu moro não passa ônibus e é muito difícil me deslocar com ela até a avenida”, contou a gestora acrescentando levar a filha para a fisioterapia já na viatura do Conduz.

Também presente no evento, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes enalteceu a administração do governador. “Para mim o maior modelo de gestão que ele tem (Eduardo Campos) é conseguir olhar não só para o outro, mas se colocar no lugar do outro para construir felicidades”, elogiou Gomes.

Durante o evento o governador de Pernambuco contou já ter passado por um acidente e ter vivenciado a realidade da não locomoção. Ele disse ainda que a iniciativa andará em parceria com as Upas. “Nós estamos fazendo a ampliação para toda a Região Metropolitana, para a região de Caruaru e Petrolina e o objetivo é seguir com o programa inclusive, apoiado agora, na abertura das Upas Especialidades de cada microrregião do Estado. Nestas Upas há serviços de fisioterapia, de psicologia - serviços exatamente apropriados para a assistência de pessoas que tem deficiências” declarou Campos.

Além do socialista, outros políticos como o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa (PDT), os deputados estaduais Sílvio Costa Filho (PTB), Waldemar Borges (PSB) e Ossesio Silva (PRB), além de alguns prefeitos como o de Caruaru, José Queiroz (PDT) também estiveram presentes da entrega dos equipamentos. 

Viaturas- Os transportes possuem salão livre, vagas para três cadeiras de rodas fixadas com travas de segurança, além de assentos para três acompanhantes, motorista e apoio-socorrista.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores