Ministro reconhece Estado como livre de febre aftosa
Antonio Andrade assinou um termo junto com o governador Eduardo Campos reconhecendo que Pernambuco está livre da doença
Pernambuco está livre da febre aftosa. Este foi o anúncio que o governador Eduardo Campos (PSB) fez junto com o ministro de Agricultura e abastecimento, Antonio Andrade, nesta quinta-feira (5). Baseado nos dados das auditorias realizadas em fevereiro e março deste ano em oito estados, o Mapa dos dados das auditorias realizadas em fevereiro e março deste ano reconhece o Estado, junto com Alagoas, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pará livres da doença.
“Pernambuco adotou uma política a todos os produtores de adotar a vacina gratuitamente. Isso vai valorizar nosso rebanho e melhorar o emprego e renda no campo. (...) Vai ajudar a reconstituir o semi-árido nordestino que enfrentou a pior seca dos últimos 60 anos”, afirmou o presidente do PSB.
O Mapa também mostra que Pernambuco teve a melhor pontuação no cumprimento dos itens estabelecidos, somando 89 pontos. O último caso de febre aftosa registrado no Estado foi há 15 anos, no município de Itaíba. Com esse novo patamar, Pernambuco deve ampliar suas relações comerciais.
“Pernambuco tem feito seu dever de casa com muita eficiência. Quero celebrar aqueles que cumpriram com esse dever e livrar o Estado da febre aftosa” afirmou o ministro Antonio Andrade, que também assinou um documento reconhecendo que o Estado está livre da enfermidade.