Com morosidade o PTB se desliga do PSB

O primeiro rompimento, visando 2014, aconteceu em São Lourenço da Mata onde o PTB virou oposição do braço-direito de Eduardo Campos (PSB)

sex, 04/10/2013 - 12:47
Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo Jairo Pereira, antes do PSDB, se filiou ao PTB com a benção de Armando Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo

Apesar de negar o apego aos cargos e frisar que não está rompendo com o PSB, o PTB tem dado indícios contrários nos últimos dias. Primeiro, alguns de seus membros têm criticado os socialistas e afirmado que “o PSB está implodindo a Frente Popular”. Depois, enfatizam que a candidatura do senador Armando Monteiro, para o governo do estado, acontecerá com o sem o apoio do governador Eduardo Campos (PSB). A última dos petebistas foi filiar, nessa quinta-feira (3), o ex-prefeito de São Lourenço da Mata e ex-deputado estadual, Jairo Pereira (ex-PSDB), desafeto antigo do atual prefeito da cidade e braço direito de Campos, Ettore Labanca (PSB).

Questionado se tal atitude seria a comprovação de um rompimento paulatino com os socialistas, Armando desconversou e frisou que a filiação de Jairo Pereira não traduz o desligamento. “Isso não traduz a nossa ideia de desligamento. É uma disputa que se dá em esfera municipal, inclusive nas últimas eleições”, informou.

Quase paralelamente à filiação do Pereira ao PTB, Labanca dava a sua benção para o ingresso dos quatros vereadores municipais antes petebistas - Denis, Leonardo Barbosa, Dora da Padaria e Dr. Gabriel - ao Partido da Solidariedade, liderado no estado pelo deputado federal Augusto Coutinho. Uma mera coincidência?

A saída dos vereadores, segundo Monteiro, não tem impacto no PTB, o que importa mesmo para o partido agora é a adesão de Jairo. “É uma posição que está colocada lá (em São Lourenço), esses vereadores estavam ligados ao governo municipal e como Jairo estava ligado à oposição é natural que haja esse desconforto. Podemos perder esses vereadores e ganhar outros. Mas o importante é que Jairo é uma liderança muito expressiva em São Lourenço e isso é bom para o partido”, frisou.

Labanca é conhecido por defender com afinco Eduardo e já havia afirmado que o PSB teria sim um candidato próprio para assumir o governo em 2014. O que teria causado um desconforto em Armando. 

COMENTÁRIOS dos leitores