PSOL lança Plataforma 50 para coletar sugestões
O site servirá como base para o programa de governo da candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro
A partir desta sexta-feira (11), às 20h, militantes e apoiadores do PSOL poderão apresentar, virtualmente, contribuições sobre diversos temas que poderão ser incorporadas ao programa de governo que o partido apresentará ao país na eleição presidencial de outubro próximo. Isso porque será lançado o site Plataforma 50, uma iniciativa que a Secretaria Nacional de Comunicação do PSOL decidiu implementar para receber contribuições ao programa de governo da candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, e do vice, Jorge Paz.
“Queremos fazer deste um espaço interativo para colher as contribuições de todos aqueles e aquelas que querem mudanças profundas no Brasil. As mobilizações populares que sacudiram o país em junho de 2013 – e que prosseguem desde então em menor grau – mudaram a agenda da política: já não é possível aos velhos partidos continuarem alheios à voz das ruas”, ressalta texto de apresentação do Plataforma 50.
No site serão apresentados 30 temas, entre eles saúde, educação, segurança pública, política econômica, reforma urbana e habitação. Para cada um deles, o internauta poderá escrever sua proposta e, com apenas um clique, enviar virtualmente a sugestão para a equipe de sistematização.
O presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo, explica na entrevista abaixo os objetivos do partido ao lançar o Plataforma 50. Segundo ele, o partido pretende “construir um programa que seja expressão do desejo de mudança social que o povo brasileiro tem afirmado a cada pesquisa, a cada greve, a cada marcha ou ocupação, mas que os partidos tradicionais, pelos seus vínculos, não possuem capacidade de encarnar”.