Geraldo nega articular com PMDB o cargo de vice-prefeito

Nos bastidores, a legenda está sendo cotada para substituir o PCdoB na majoritária municipal. Geraldo afirmou que discussão 'não foi autorizada a ninguém'

por Giselly Santos seg, 01/02/2016 - 12:14
Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo Prefeito tem até meados de agosto para definir se vai para a disputa com o PCdoB ou com outro partido Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo

A possibilidade do PMDB passar a ocupar o posto de vice-prefeito do Recife tem sido a pauta de conversa entre muitos políticos estaduais. A legenda, que já é dona do vice-governadoria com Raul Henry, tem o plano de ampliar a participação nas majoritárias municipais em 2016, para endossar uma possível candidatura à Presidência da República em 2018, e diante da aliança estadual com o PSB não pretende lançar um nome para concorrer ao lugar ocupado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), candidato à reeleição. 

Com especulações vindas de todos os lados, Geraldo pontuou que a composição da chapa que ele vai liderar ainda não está em discussão. “A gente não colocou isso em discussão. Não autorizei ninguém a fazer nenhuma investidura sobre isso. Vamos cuidar da eleição perto do prazo da eleição. Este ano mudou para a metade do tempo de campanha. Pertinho disso a gente cuida disso. Pertinho das eleições”, desconversou o prefeito, ao participar, neste fim de semana, do 52º Baile Municipal do Recife.

Da lista dos peemedebistas que integram o rol de aliados do socialista e são ventilados para substituir o vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB) – a partir de uma possível reeleição para 2017-2020 –, estão, entre outros, o secretário municipal de Juventude e Qualificação Profissional, Jayme Asfora, e o deputado federal Jarbas Vasconcelos. “São nomes de peso e representariam bem o nosso partido na disputa, além de possibilitar a ampliação das cadeiras que ocupamos na Câmara do Recife”, observou, em reserva, um peemedebista.

Nos corredores do partido, apesar da possibilidade de ocupar o cargo de vice, o desejo mais latente é pela disputa majoritária. “Se eu pudesse convenceria Jarbas a ser candidato. Deveríamos disputar sim a prefeitura, temos base para isso”, sapecou o prefeito de Petrolina, Julio Lossio. “Talvez não seja o momento. É um bom nome [o de Jarbas], mas não acho que ele estaria disposto”, minimizou o deputado estadual André Ferreira. 

Além do PMDB, o PSDB também é cotado para substituir o PCdoB na majoritária liderada pelo PSB na capital pernambucana. Geraldo Julio tem até meados de agosto para finalizar as articulações e anunciar se Luciano Siqueira vai para a disputa em outubro com vice dele ou não. 

COMENTÁRIOS dos leitores