‘Maia representa um sistema apodrecido’, diz Jean Wyllys
Segundo argumentou o deputado do PSOL, a eleição de Maia manteve a Bancada BBB (do Boi, Bíblia e Bala) fortalecida na Câmara dos Deputados
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) está no Recife para debater sobre gênero, identidade de gênero, direitos e minorias, direitos sexuais e reprodutivos. Mas ao conceder coletiva de imprensa aos jornalistas da capital o deputado não poupou críticas ao novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no final da tarde desta quinta-feira (28). Pois segundo argumentou o deputado do PSOL, a eleição de Maia manteve a Bancada BBB (do Boi, Bíblia e Bala) firme na Casa.
Ao fazer uma análise das forças políticas da Câmara, o pessolista também subiu o tom em relação a gestão interina de Michel Temer (PMDB). “Eu acho que Eduardo Cunha dava maior coesão a bancada BBB, mas ela não enfraquece porque ela é a base do governo golpista, do governo interino de Michel Temer (PMDB), de certa forma. Além da bancada BBB compor a base do governo interino de Michel Temer, hoje se soma a essa base a direita tradicional brasileira que é o PPS, o Democratas e o PSDB. Então o governo interino tem ampla maioria na Câmara dos Deputados e a bancada BBB está fortalecida”, disparou.
Sobre a atuação do novo presidente da Câmara federal, Jean disse que Maia tem um “trato mais civilizado” com seus pares, porém o colocou como integrante de um “sistema apodrecido”. “O Rodrigo Maia talvez seja um pouco mais civilizado do que o Eduardo Cunha, no trato pessoal, talvez ele seja um pouco mais civilizado”. Mas Rodrigo Maia representa, mais uma vez, um sistema político que está apodrecido, um sistema político que vem sendo contestado pela população desde junho de 2013. Então ele não representa nenhum tipo de mudança, além de que ele cumpre um mandato tampão, que vai finalizar com esse governo”, disparou Jean.