Mantega deixa sede da PF em SP e retorna a hospital

Ele foi solto após decisão de juiz Sérgio Moro. Mantega reve continuar acompanhando a esposa que está internada no hospital Alberto Einstein

por Dulce Mesquita qui, 22/09/2016 - 14:45
Antonio Araújo/Câmara dos Deputados/Arquivo Antonio Araújo/Câmara dos Deputados/Arquivo

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega já deixou a sede da Polícia Federal, em São Paulo, e retornou ao hospital Alberto Einstein, onde a esposa foi submetida, nesta quinta-feira (22), a um procedimento cirúrgico. A confirmação da liberação dele foi dada pelo advogado José Roberto Batochio, que defende o ex-ministro.

Logo cedo, antes das 7h, ele se entregou espontaneamente aos policiais na recepção da unidade, após ter a prisão temporária decretada dentro das ações da nova fase da Operação Lava Jato, denominada de Arquivo X. No momento, a esposa dele estava em preparação para ser levada ao bloco cirúrgico e ele estava acompanhando a muler, que sofre de câncer.

No início da tarde, o juiz Sérgio Moro determinou a soltura dele, diante da situação. "Revogo a prisão temporária decretada contra Guido Mantega, sem prejuízo das demais medidas e a avaliação de medidas futuras", afirmou Moro em despacho.

Mantega é suspeito de cobrar propinas no esquema de corrupção da Petrobras. A investigação envolve o contrato para duas plataformas de exploração de petróleo P-67 e P-70, para as camadas do pré-sal, de consórcio formado pelas empresas Mendes Junior e OSX. O empresário Eike Batista afirmou que Mantega pediu que ele fizesse um pagamento de R$ 5 milhões ao PT. O ex-ministro nega as acusações.

COMENTÁRIOS dos leitores