Ministério Público denuncia envolvidos na "máfia do IPTU"

Autoridades da receita municipal são acusadas de receber propina em troca da redução dos impostos, gerando um desvio de quase R$ 500 milhões

por Wagner Silva qui, 04/05/2017 - 17:56

O Ministério Público de São Paulo denunciou essa semana o ex-subsecretário da Receita Municipal, Ronílson Bezerra Rodrigues, e quatro ex-auditores fiscais da prefeitura por envolvimento na chamada máfia do IPTU. De acordo com as investigações do MP, dois diretores do Shopping D e mais duas pessoas fraudaram documentos e pagaram propina para obter uma redução no valor do imposto devido aos cofres públicos.

Algumas pessoas denunciadas hoje por envolvimento nesse esquema também foram acusadas de participar da máfia do ISS, por cobrar propina em troca da redução da carga tributária das empresas. As denúncias foram apresentadas pelos promotores do Grupo Especial de Repressão aos Direitos Econômicos (Gedec) e as acusações são de formação de quadrilha, associação criminosa, concussão e lavagem de dinheiro. No total, foram desviados quase R$ 500 milhões dos cofres municipais.

Após as primeiras investigações em 2016, a prefeitura enviou uma equipe ao local onde fica o shopping e constatou uma área equivalente a dois campos de futebol que pertencia ao empreendimento, mas que não era tributada.

COMENTÁRIOS dos leitores