“Sofremos bastante”, diz Raquel Lyra sobre enchentes

A prefeita de Caruaru disse que mais de 350 ruas ficaram totalmente destruídas e mais de 100 casas foram interditadas, entre outros danos

por Taciana Carvalho seg, 05/06/2017 - 18:21
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), em meio ao início dos festejos juninos, falou sobre o momento difícil que o município vivenciou após as fortes chuvas. “Sofremos bastante”, afirmou em entrevista concedida ao LeiaJá. A prefeita declarou, apenas para se ter uma ideia, que mais de 350 ruas ficaram totalmente destruídas e que, até agora, mais de 100 casas foram interditadas pela Defesa Civil. 

“É claro que o que aconteceu aqui é diferente do que na Zona da Mata Sul, mas foi difícil. A gente aprovou, na sexta (2), um auxílio-aluguel para permitir que as pessoas que tiveram suas casas atingidas possam sair de suas moradias com tranquilidade e ir para uma casa alugada até que consigamos realocar em uma moradia definitiva”, contou. 

A tucana ressaltou que o momento não é de se lamentar e, sim, de trabalhar. “É hora de trabalhar. Já levantamos todos os danos e encaminhamos para a Defesa Nacional. Na próxima terça (6), estarei em Brasília para buscar o recurso e trazer para cá de forma que possamos fazer as intervenções de infraestrutura necessárias para devolver a normalidade para a nossa cidade”. 

Lyra ainda declarou que teve ajuda do Governo de Pernambuco no levantamento dos estragos. “Também encaminharam para nós um socorro emergencial de cobertores, colchões, comida e água. A gente está buscando mais ajuda. O governo também homologou decreto incluindo nossa cidade na situação de emergência porque a gente precisava dessa homologação para poder acessar ao recurso federal e vamos continuar trabalhando porque o esforço tem sido feito. A limpeza da cidade já fizemos, retiramos entulhos, agora estamos na fase de  retomar a infraestrutura das ruas, das praças e das unidades de saúde. Para isso temos feito um grande esforço”. 

Sobre a ausência do governador Paulo Câmara (PSB) na abertura das festividades, a prefeita disse que o governo se fez representado com a presença do secretário de Turismo, Felipe Carreras. “O Governo apoiou o São João e mostrou a parceria importante que tem com a maior festa do interior do Nordeste brasileiro”, concluiu.

COMENTÁRIOS dos leitores