Deputado quer acabar contato entre visitante e preso

O parlamentar Delegado Waldir (PR) disse que presídios não são hotéis nem tampouco pousadas

por Taciana Carvalho qui, 11/01/2018 - 17:21
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Entre os tantos projetos de lei polêmicos que tramitam na Câmara dos Deputados, o deputado federal Delegado Waldir (PR) destacou um de sua autoria nesta quinta-feira (11). Ele propõe uma mudança radical nos procedimentos de visita nos presídios brasileiros: o fim do contato físico entre presos e visitantes, inclusive com advogado. 

Entre os argumentos, Waldir disse que presídio não é hotel nem tampouco pousada. “Quem está lá deve se comportar como detento, respeitando regras para que a ordem seja mantida. O contato físico de visitantes com os presos será proibido. O mesmo vale para os advogados dos presos”, ressaltou. 

De acordo com o texto da proposta, a visita deverá ser feita em salas especiais, com vidro blindado e as conversas serão feitas por interfone. “E serão sempre acompanhados por um segurança”, contou o parlamentar. A proposta também prevê que as salas especiais e blindadas sejam custeadas pelo Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

Waldir já gravou um vídeo falando sobre o assunto. “Se nós temos esta bagunça hoje nos presídios brasileiros com a entrada de drogas, uísque, regalias, amantes, nós queremos acabar com isso. Experiência que já existe em outros países do mundo. E nós queremos trazer para nós. A grana, o dinheiro já tem do fundo. São mais de R$ 2 bilhões, o dinheiro está ali”, explicou na ocasião. 

A maioria dos seguidores que comentaram a proposta, na página do Facebook do deputado, se mostrou a favor. “Pelo fim dos parquinhos de diversão vulgarmente conhecidos como unidades prisionais brasileiras. Lugar onde criminosos passam o dia inteiro comendo, dormindo, jogando baralho e orquestrando crimes”, ironizou um internauta. 

COMENTÁRIOS dos leitores