Nenhum governador do Nordeste foi à posse de Bolsonaro

Os nove gestores da região programaram as cerimônias de posse para o período da tarde

por Taciana Carvalho ter, 01/01/2019 - 19:58

Nenhum dos nove governadores do Nordeste compareceram, nesta terça-feira (1°),  à cerimônia de posse do presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL). Todos os gestores da região marcaram as respectivas solenidades para tomarem posse do cargo no período da tarde, competindo com a de Bolsonaro.

Entre os nordestinos, o então candidato a presidente Fernando Haddad (PT) teve 69,7% dos votos válidos, contra apenas 30,3% de Bolsonaro. 

Quatro estados nordestinos estão sob o comando de petistas: Bahia, com Rui Costa; Ceará, com Camilo Santana; Piauí, com Wellington Dias; e Rio Grande do Norte, com Fátima Bezerra. Também seguem a linha do lulismo, além do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão, e Renan Filho (MDB) em Alagoas. 

Ao menos oito governadores do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul foram até Brasília prestigiar o evento. Para que pudessem acompanhar o ato, os governadores aliados de Bolsonaro anteciparam suas posses para a manhã desta terça. 

Parlamentares do PSOL e do PT também não foram À posse de Bolsonaro. O Partido dos Trabalhadores chegou a enviar nota afirmando que faltou “lisura no processo eleitoral” e que houve “manipulação criminosa” das redes sócias para disseminação de fake news contra o então candidato Haddad. 

O discurso de Paulo Câmara, durante sua posse, foi marcado por indiretas ao militar. O pessebista disse que Pernambuco, historicamente, jamais admitiu submissão a qualquer poder. “Mesmo os mais altos da República”, avisou. E ainda pediu por paz para que se possa trabalhar e encontrar um futuro melhor.     

COMENTÁRIOS dos leitores