Deputados 'convocam' população a apoiar universidades

Parlamentares fizeram o pedido à população durante reunião com reitores, realizada nesta segunda-feira (13), na UFRPE

por Camilla de Assis seg, 13/05/2019 - 19:57
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Pedido foi realizado durante reunião entre parlamentares e reitores Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Deputados federais se reuniram nesta segunda-feira (13) para debater os impactos educacionais causados pelo corte de verbas aplicados pelo Ministério da Educação (MEC) às universidades e institutos federais. A reunião foi realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) e contou com a presença de parlamentares e reitores federais.

Segundo o deputado Túlio Gadelha, é preciso que haja uma ocupação das ruas por parte de estudantes e profissionais da educação, como também da sociedade como um todo. "Mas é fundamental, também, pactuar uma emenda de bancada para que possamos conseguir R$ 10 milhões usados a fim de dar segurança às universidades", disse o parlamentar.

Também presente na reunião, a deputada Marília Arraes ressaltou a importância da participação popular. "Precisamos da legitimidade das ruas para que nossa votação seja validada", garantiu. Além disso, a parlamentar explicou que a universidade mudou ao longo dos anos. "Eu fui estudante da federal durante a transição de Fernando Henrique Cardoso para Lula e a diferença é enorme em questão de acesso à educação", relembrou Arraes.

O deputado João Campos (PSB) também esteve presente no encontro e alegou que a população precisa se mobilizar para reverter a situação dos cortes. "Essa não pode ser uma luta de governo contra oposição porque o governo vai destruir a oposição. Essa tem que ser uma disputa de povo contra o governo; por isso temos que colocar a população contra esse governo", afirmou Campos.

Durante a ocasião, o parlamentar também explicou que irá propor uma emenda para a educação. "Irei propor uma emenda que irá vetar o corte de gastos na educação no teto de gastos porque não deve cortes na educação", disse.

COMENTÁRIOS dos leitores