Brasil assumirá presidência rotativa do Mercosul

A presidência 'pró-tempore', como é chamada, será dada ao Brasil em reunião do grupo no próximo dia 17 de julho, na Argentina

sex, 12/07/2019 - 14:47
Geraldo Magela/Agência Senado A delegação brasileira no encontro do Mercosul será chefiada pelo chanceler Ernesto Araújo Geraldo Magela/Agência Senado

No próximo dia 17 de julho o Brasil assumirá a presidência pró-tempore (rotativa) do Mercosul.  A ocasião reunirá os chefes de Estado do bloco, inclusive o presidente Jair Bolsonaro (PSL), e acontecerá em Santa Fé, na Argentina.

Esta será a 54ª Reunião do Conselho do Mercosul e ela será precedida por uma série de reuniões entre funcionários dos governos e diplomatas. Na pauta, está a discussão sobre medidas que busquem simplificar a desburocratização nas relações comerciais e institucionais entre as nações que compõem o bloco.

A delegação brasileira será chefiada pelo chanceler Ernesto Araújo, que participa, no dia 16 de julho, dos encontros preparatórios da cúpula. O clima é de celebração devido ao fechamento do acordo do Mercosul com a União Europeia.

Sob a presidência pró-tempore do Brasil, os membros do Mercosul vão checar o funcionamento e o objetivo de cada órgão ou conselho, que serão extintos, se houver comprovação de que não têm utilidade prática. O objetivo é simplificar os procedimentos.

COMENTÁRIOS dos leitores