Hackeado, Maia defende sigilo da fonte de jornalistas

Democrata ainda foi irônico com o fato dele também ter sido alvo de hackers: 'Todas as mensagens era pro iFood'

qua, 31/07/2019 - 08:35
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu o direito ao sigilo da fonte por parte de jornalistas. O assunto vem sendo foco de contestações após o início das divulgações de conversas trocadas entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e procuradores da força-tarefa da Lava Jato pelo site The Intercept Brasil.

Em publicação no Twitter, Maia declarou: “Sou a favor da liberdade de imprensa em qualquer circunstância e defendo o sigilo da fonte”. “Isso está assegurado na nossa Constituição”, ressaltou o presidente da Câmara.

A Polícia Federal investiga a origem das mensagens que estão sendo divulgadas pelo The Intercept desde 9 de junho e aponta que os textos foram conseguidos através de ataques hackers. Um grupo de quatro pessoas estão presas suspeitas de executarem o hackeamento, entre eles Walter Delgatti Neto, apontado como a pessoa que executou a extração das mensagens dos celulares de Moro e dos procuradores.

Além deles, a PF descobriu que outras autoridades dos três Poderes foram hackeadas. Uma delas, segundo informações da polícia, está Rodrigo Maia. Ele também usou o Twitter para ironizar o fato. 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores