Bolsonaro sobre avó de Michelle: 'O SUS é para todos'

Presidente afirmou ainda que parente bom é parente longe e listou ter visto a avó da primeira-dama apenas uma vez na vida

qui, 15/08/2019 - 12:26
Palácio do Planalto/PR Palácio do Planalto/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve atender a todos sem privilégios, pontuou que a família da primeira-dama Michelle Bolsonaro é muito grande e disparou: “parente bom é parente longe”. 

A série de afirmativas partiu de indagações feitas nessa quarta-feira (14) sobre a situação da avó de Michele, Maria Aparecida Firmo Ferreira de 78 anos que uma reportagem do jornal Folha de São Paulo apontou estar em um maca, no corredor do Hospital Regional Regional de Ceilândia, a 37 km do Palácio da Alvorada.

"O SUS é para todos. Não vai ter um SUS pessoal para o Bolsonaro, presidente. O SUS é para todo mundo", observou. Jair Bolsonaro aproveitou os questionamentos sobre o assunto para acusar o jornal de má conduta. 

"Ela [Michelle] deve ter uns 50 parentes só na Ceilândia. Estavam [a Folha de São Paulo] atrás para fazer uma matéria por outro motivo, para dar uma baixaria. Não vou falar. Uma baixaria total… E daí encontraram no hospital. Daí não fizeram essa matéria da baixaria total. Fizeram apenas para tentar desacreditar. Como é que pode uma senhora que trata de deficientes abandonar a vovozinha querida, né. Isso aí que a Folha de S. Paulo fez. Não desiste", ressaltou.

O presidente ainda relatou como era o relacionamento dele com a avó de Michelle. "Acho que falei com essa senhora uma vez na minha vida. Eu conheci a Michelle na Câmara. Ela estava separada. Em quatro meses, namorei, noivei, casei com ela. Tinha uma filha e ela foi, logicamente, morar comigo. Naquela época, nesses quatro meses, eu fui umas 30 vezes na Ceilândia. Depois disso, duas ou três. Não conheço a família dela. E a família dela é enorme", disse.

"Aqui estão abertas as portas se quiserem visitar a gente, os familiares. Agora, a avó dela tem uma vida pessoal. É bastante idosa. Pessoa completamente livre, né. Não sei o relacionamento dela com seus oito filhos, não sei, está certo!? E isso é família, né. O meu pai dizia lá trás: 'Parente bom é parente longe'. Meu pai dizia isso, não sei se vocês concordam comigo. Cunhado, para que serve cunhado? Para buscar cerveja na geladeira, mais nada", complementou. 

A avó da primeira-dama foi transferida para o Hospital de Base, unidade com mais estrutura.

COMENTÁRIOS dos leitores