Haddad prevê soltura de Lula até o fim de setembro

Petista fez projeção durante passagem pelo Recife neste sábado (31)

por Giselly Santos sab, 31/08/2019 - 13:15
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Ex-candidato do PT a presidente em 2018, Fernando Haddad (PT) projetou, neste sábado (31), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá ser solto até o fim do mês de setembro. 

A afirmativa do petista aconteceu em conversa com a imprensa antes de discursar durante um ato da Caravana Lula Livre que aconteceu no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, onde se reuniram, de acordo com a organização, cerca de 5 militantes. Haddad observou que “há injustiças” na sentença do ex-presidente. 

“O Lula deve sair até o final de setembro”, disse o ex-prefeito de São Paulo. “E aí devemos rodar o país com ele explicando o que aconteceu e está acontecendo com o Brasil no governo Bolsonaro e apresentando um projeto de país e retome o desenvolvimento de todas as regiões, especialmente o nordeste que a gente sabe que começou uma mudança de vida com o presidente Lula e precisa continuar”, emendou. 

Preso desde abril de 2018, Lula tem duas condenações na Lava Jato pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, nos casos do Sítio Atibaia e do Triplex do Guarujá - este já tramitado em segunda instância. Para Haddad, há “injustiças” nas sentenças contra o líder-mor petista. 

“Está cada vez mais claro que foram cometidas algumas injustiças contra o presidente Lula, tem muitas decisões sendo revertidas e a gente espera que a decisão condenando Lula também seja revista porque não teve amplo direito de defesa e o juiz o condenou absolutamente sem provas, se quer com um crime cometido”, argumentou. 

Já durante o ato, Haddad voltou a tratar do assunto e observou que “Lula Livre é a palavra de ordem mais importante” para eles hoje. “Não podemos conviver com injustiça. Uma coisa é política, você ganha, você perde, outra coisa é inventar uma história para tirar o maior líder político do país da disputa eleitoral. Enquanto Lula não estiver entre nós não vamos sair das ruas”, declarou o ex-prefeito. 

A caravana em defesa de Lula com Haddad já esteve em cidades do Sul, Sudeste e Norte. Antes vir ao Recife, ele cumpriu agenda em Fortaleza nessa sexta-feira e neste domingo (1º) vai participar de um ato em Monteiro, na Paraíba.

Além dele, participaram do evento no Recife, a vice-governadora e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos; o senador Humberto Costa (PT); os deputados federais Marília Arraes e Carlos Veras, ambos do PT; os estaduais Doriel Barros (PT), Teresa Leitão (PT), João Paulo (PCdoB) e as Juntas (PSOL).

COMENTÁRIOS dos leitores