Com projeto de Gadêlha, Câmara debaterá ditadura militar

A iniciativa propõe discutir questões de apologia à ditadura militar, à tortura e às comemorações ao golpe de 1964

sex, 06/09/2019 - 14:45
Reprodução/Instagram/Túlio Gadelha Gadêlha fez críticas a comentários feitos por Bolsonaro Reprodução/Instagram/Túlio Gadelha

A Câmara Federal promoverá em breve, mas ainda sem data definida, uma audiência pública para discutir questões de apologia à ditadura militar, à tortura e às comemorações ao golpe de 1964.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Cultura da Casa e é de autoria do deputado federal pernambucano Túlio Gadelha (PDT). O texto passou dias depois do presidente Jair Bolsonaro (PSL) dizer que o período foi uma referência “do amor ao próximo”.

"Essa declaração esdrúxula vem no momento em que observamos ataques aos direitos humanos e à pessoa humana", criticou Gadêlha, que disse que o presidente vem reafirmando declarações distorcidas sobre fatos históricos.

O pernambucano também destacou que Bolsonaro “ignora as perseguições e torturas ocorridas no período de 1964 a 1985”. "A nossa intenção é ouvir historiadores e especialistas para pôr fim ao processo de revisionismo e negacionismo histórico que tem finalidade política", complementou o pedetista.

COMENTÁRIOS dos leitores