Na Câmara, Deltan Dallagnol é chamado de ‘fujão’

O procurador era esperado para um debate em uma das comissões da Casa, mas ele não compareceu e, por isso, na mesa das autoridades a placa com a identificação dele foi trocada

ter, 10/09/2019 - 13:46
Reprodução/Twitter Reprodução/Twitter

A comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados debate, em audiência pública nesta terça-feira (10), a conduta dos agentes públicos envolvidos na chamada Vaza Jato, a troca de mensagens em entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o procurador-chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol.

O procurador era esperado no debate, mas ele não compareceu e, por isso, na mesa a placa com a identificação dele foi trocada por parlamentares da oposição e ele passou a ser chamado de “Dallagnol Fujão”.

A audiência pública foi solicitada para a discussão da legalidade e a razoabilidade administrativa da conduta de Deltan e outros envolvidos. Para justificar a ausência, o procurador teria informado aos deputados que não discutia política. 

 

O não comparecimento fez com que deputados federais e senadores levantassem no Twitter a hashtag ‘#DelataDeltan’ com comentários pedindo que o procurador falasse sobre as conversas que vem sendo divulgadas desde 9 de junho pelo site The Intercept Brasil e outros veículos.

“Deltan, como qualquer outro funcionário público deve agir com transparência, tem que responder ao povo. Nós sabemos o motivo dele fugir de mais uma audiência pública...ter que explicar o inexplicável”, disse o deputado Zeca Dirceu (PT). 

A deputada e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (RS), também comentou o assunto. “Câmara hoje discute conduta de Moro e Deltan, mas o procurador fugiu. Vamos lembrar que ele usou a Lava Jato para lucrar, disse ter dúvidas sobre prova contra Lula e admitiu que o grampo ilegal de Dilma e Lula era questão política”, disparou a petista. 

Fazendo menção a uma das revelações dos vazamentos, de que Deltan Dallagnol ensaiou candidatura ao Senado em 2018, o deputado Paulo Teixeira (PT) questionou: “Deltan mandou uma carta à Câmara dizendo que na debate questões políticas. Então como seria senador?” 

Já o deputado Carlos Veras, foi irônico e disse que quem não deve não teme. “Lula nunca fugiu do debate, longe disso, foi censurado. Hoje, quem deve respostas à população foge. Deltan não compareceu à audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a Lava Jato. Quem não deve não teme”, escreveu no Twitter.

LeiaJá também

--> Deltan foi parabenizado por derrota de Renan no Senado

--> Vaza Jato: Deltan usou a Rede para atacar Gilmar Mendes

--> Vaza Jato: Deltan fez lobby para tentar emplacar novo PGR

--> 'Eu não devo e a Lava Jato não deve', garante Dallagnol

O não comparecimento fez com que deputados federais e senadores levantassem no Twitter a hashtag ‘#DelataDeltan’ com comentários pedindo que o procurador falasse sobre as conversas que vem sendo divulgadas desde 9 de junho pelo site The Intercept Brasil e outros veículos.

COMENTÁRIOS dos leitores