Paulo diz que é preciso atenção com reforma tributária

Governador de Pernambuco observou que há duas propostas em tramitação no Congresso Nacional, em paralelo ao texto organizado pelos secretários da Fazenda dos 27 Estados e o Governo Federal também promete um novo projeto

ter, 17/09/2019 - 09:10
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O governador Paulo Câmara (PSB) disse que os chefes dos Executivos dos Estados do Nordeste vão ficar atentos quanto as duas propostas da reforma tributária que tramitam no Congresso Nacional e o texto que deve ser encaminhado pelo Governo Federal ao Legislativo. 

Os governadores nordestinos, que se reuniram nessa segunda-feira (16) em Natal, no Rio Grande do Norte, debateram a proposta que foi elaborada após estudo conjunto feitos pelos secretários da fazenda dos 27 Estados. "Temos que ficar muito atentos, observando possíveis mudanças que possam vir a prejudicar os Estados e a população", salientou Paulo Câmara.

Outros projetos que estão em discussão na Câmara e no Senado também foram alvo dos gestores na reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste. 

"Nós manifestamos também o desejo, e vamos trabalhar junto à Câmara dos Deputados, para que projetos que estão lá, de interesse dos Estados, possam ser votados o quanto antes. Entre eles, um recentemente votado no Senado, que trata da cessão onerosa de receitas de petróleo. É urgente a votação na Câmara, e nós vamos trabalhar para que esse projeto seja votado o mais rápido possível, juntamente com a proposta de securitização das dívidas, que também está lá há vários meses aguardando a votação, além da questão do Plano Mansueto", afirmou o governador da Bahia Rui Costa, presidente do Consórcio Nordeste.

Outros pontos como crescimento da região, inclusive o comprometimento do bloco com a promoção de um desenvolvimento sustentável e a realização de cada vez mais investimentos em energias renováveis foram abordados pelos governadores. Além disso, anunciaram o fechamento do primeiro edital para uma compra conjunta. 

"Vamos ter ganho em escala e teremos condições de economizar para a realização de mais investimentos em cada Estado. Até dezembro, vamos fechar outros editais e, assim, alcançar boa parte dos produtos que queremos", destacou Paulo Câmara, completando: "A primeira compra coletiva do Consórcio Nordeste mostra a nossa competitividade".

O governador pernambucano ressaltou que as ações do Consórcio vão contribuir para o fortalecimento do cenário econômico nacional. "A nossa agenda busca a conquista de avanços essenciais, que vão nos ajudar a ter um papel cada vez mais forte na economia do Brasil, e tem um olhar e um cuidado de quem lida diretamente com a nossa população, com o compromisso de atuar diariamente na direção de um desenvolvimento sustentável e do respeito ao meio ambiente", reforçou.

*Com informações da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores