Mendonça: 20 anos de mediocridade do PT e do PSB no Recife

O democrata disse que em 2020 será o momento de dar um basta nesse 'projeto de perpetuação de poder'

por Giselly Santos sab, 21/09/2019 - 15:09
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Um ensaio do que deve ser o embate municipal em 2020 foi exposto, neste sábado (21), durante um debate sobre os últimos 20 anos de gestão da Prefeitura do Recife - comandados pelo PT e o PSB, respectivamente - no 1º Congresso Estadual do Movimento Brasil Livre (MBL). No evento, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), disse que o saldo do período é “20 anos de mediocridade”. 

“PT e PSB se misturam e fazem parte do mesmo projeto de política. São 20 anos de mediocridade. O que a gente encontra, no ponto de vista de resultado, é algo que vai muito distante daquilo que seria razoável. Não há nada de relevante em termos de infraestrutura, por exemplo, nesse período”, cravou. 

Fazendo um panorama do que classificou como sendo a realidade do Recife, Mendonça não poupou críticas. 

“Recife ainda é uma cidade suja, mal cuidada. A saúde perdeu qualidade, postos fechados, atendimento sem qualidade. Na educação nem se fala, Recife perde para Teresina em termos de Ideb. Recife é capital do desemprego, temos uma cultura anti empreendedora. As barreiras voltaram a cair e matar denunciando o descaso da administração que se diz voltada para o mais pobre”, listou o democrata. 

Com o retrato, o presidente estadual do DEM pregou que na eleição de 2020, a oposição presidente assumir a responsabilidade de “oferecer ao Recife uma alternativa que leve a cidade para outra dimensão”. 

“Não se raciocina no PSB de que alternância faz bem ao povo. O deles projeto é um combo. Elege João em 2020, Geraldo governador em 2022 e em 2030 sai e dá lugar a João Campos até 2038. Estão planejando isso no Estado que é histórico das lutas democráticas. Chega de mandonismo, chega de dominação, de projeto de perpetuação do poder”, disparou. 

Segundo o ex-ministro da Educação, que já se colocou à disposição para ser candidato em 2020, a oposição precisa agir no próximo ano “apresentando propostas concretas para mudar a educação, investir na saúde, mudar o trânsito e investir a capacidade no turismo, que não atinge seu potencial máximo hoje”. “Nosso desafio é político, de enfrentar essa organização que tomou conta do Recife e de Pernambuco”, argumentou.

Além de Mendonça, o deputado Daniel Coelho (Cidadania) também fez disparos e disse que em 2020 o PT e o PSB querem empurrar a quarta geração de Miguel Arraes para o comando do Recife. Fora os dois Priscila Krause (DEM), André Régis (PSDB) e Charbel (Novo).

COMENTÁRIOS dos leitores