Acabou o monopólio do senhor Raoni, dispara Bolsonaro

O presidente afirmou, na ONU, que o líder indígena é usado como 'peça de manobra' por governos estrangeiros

por Giselly Santos ter, 24/09/2019 - 12:54
Alan Santos/PR Alan Santos/PR

Com um tom duro, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou o discurso na abertura da assembleia geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, para proferir ataques contra o líder indígena Raoni Metuktire, reconhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. 

Ao falar das terras e lideranças indígenas do Brasil, o presidente disse a visão de um líder não representa todos os índios brasileiros e salientou que eles são usados como peça de manobra pelos países estrangeiros.  

“A visão de um líder indígena não representa a de todos os índios brasileiros. Muitas vezes alguns desses líderes, como o Cacique Raoni, são usados como peça de manobra por governos estrangeiros na sua guerra informacional para avançar seus interesses na Amazônia”, disse o presidente. 

Raoni é um dos líderes da etnia caiapó e, recentemente, esteve em périplo por países do mundo e se reuniu com líderes europeus como o presidente da França,  Emmanuel Macron - que também foi alvo de ataques de Jair Bolsonaro.

Bolsonaro foi até a reunião da cúpula da ONU acompanhado da índia Ysani Kalapalo e leu uma carta que, segundo ele, foi elaborada por um grupo de agricultores indígenas do Brasil que endossava apoio a Ysani e, após destrinchar o texto, o presidente disparou: “acabou o monopólio do senhor Raoni”.

Ainda sobre as terras indígenas, Bolsonaro disse que que não pretende ampliar o território que hoje é de 14% para 20%. Além disso, o presidente citou que índios também são responsáveis por queimadas na Amazônia. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores