Humberto chama discurso de Bolsonaro na ONU de ‘vexatório’

Para o senador, o que ficou de positivo foi o fato de Bolsonaro mostrar que 'é realmente essa coisa decrépita, tosca e vergonhosa'

ter, 24/09/2019 - 12:12
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) afirmou que o discurso de cerca de 30 minutos feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) na assembleia geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, foi “vexatório”. Na avaliação do oposicionista, a parte positiva da fala é que agora todo o mundo pode ter a certeza sobre o perfil do presidente. 

“A melhor parte desse discurso vexatório de Jair Bolsonaro na ONU é que, agora, as pessoas em todo o mundo podem ter a certeza de que nós não exageramos quando falamos dele. Agora, elas sabem que Bolsonaro é realmente essa coisa decrépita, tosca e vergonhosa que sempre dissemos”, escreveu, em análise no Twitter.

Humberto comentou também que a fala do presidente foi baseado em ataques. “Ataca Cuba, ataca a Venezuela. Ataca Lula. Ataca a França e a Alemanha. Ataca Raoni. Já Donald Trump, ele não cansa de bajular”, disparou, lembrando que Donald Trump respeita a soberania dos países e ajudou o Brasil durante uma reunião do G7, que engloba as maiores economias do mundo.

Em certo momento, o presidente também disse que teria acabado o que chamou de “monopólio do senhor Raoni”, referindo-se ao cacique Raoni que é respeitado em todo o mundo como liderança brasileira em defesa da preservação ambiental. 

Sobre essa fala de Bolsonaro, Humberto escreveu: “Raoni virou um símbolo internacional. Sua luta pela Amazônia e em defesa dos povos originários se transformou em referência. Como pode o presidente do Brasil, diante de líderes mundiais, atacá-lo? Jair Bolsonaro é um covarde”. 

O presidente discursou na assembleia na ONU na manhã de hoje. Bolsonaro também chegou a dizer que estava assumindo o Brasil após o país quase entrar em um regime socialista. 

COMENTÁRIOS dos leitores