"Sou um homem melhor do que quando fui preso", diz Lula

Ex-presidente participou do Festival Lula Livre, na Praça do Carmo, centro do Recife

por Jameson Ramos dom, 17/11/2019 - 20:19

Com duas horas de atraso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu no palco do Festival Lula Livre, às 19h. Em seu discurso, tão esperado pela multidão de apoiadores, o petista disse que pensava que havia desaprendido a falar depois de 580 dias na cadeia. “Eu hoje sou um homem melhor do que aquele que entrou na cadeia”, disse o ex-presidente.

Foram pouco mais de 7 minutos de um discurso onde Lula defendia a sua inocência nos crimes contra ele imputados. O ex-presidente aponta que, preso, passou a ser um problema para o ministro da Justiça Sérgio Moro, o procurador Deltan Dellangnol e o presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Eu não precisava estar preso, porque eu poderia ter ido para uma embaixada, para um outro país, mas eu tinha que desmascarar Moro, Dellangonol e Bolsonaro. Deixar um cidadão ficar 580 dias numa sala quando a quadrilha desse país está solta”, salienta.

Lula diz que agora não vai descansar até que o caso do triplex do Guarujá, contra ele apontado, seja anulado pela justiça. Livre desde o dia 8 de novembro, o petista disse que a sua ‘canela’ não é de pombo para botar tornozeleira. “Eu quero a minha inocência e que eles digam qual é a quadrilha desse país”. 

O ex-presidente completou o seu discurso afirmando que continuará lutando pelo Brasil. "Ninguém fará que eu pare de lutar para garantir que os nossos filhos vivam uma vida melhor do que a nossa. Queremos ser tratados em igualdade de condições”. pontuou.

Pelo palco do festival passaram artistas como Odair José, Maciel Salu, Gabi da Pele Preta, Lia de Itamaracá e outras 70 atrações culturais. O evento começou pontualmente às 12h deste domingo e deve se estender até às 22h. Essa foi a primeira vez que o petista discursou em Pernambuco depois que foi solto.

Liberdade

Lula estava preso desde 7 de abril de 2018 sob a acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do Triplex do Guarujá, no Litoral de São Paulo.

Ele teve a sua liberdade favorecida depois que, por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar a possibilidade de prisão em segunda instância. A corte entendeu que um condenado tem direito de aguardar em liberdade a decisão definitiva da Justiça até o fim de todos os recursos.

COMENTÁRIOS dos leitores