Lula avalia prisão e diz que Brasil passa imagem negativa

Para o esquerdista, Bolsonaro perde tempo com notícias falsas e acaba esquecendo de política internacional

por Victor Gouveia sex, 22/11/2019 - 13:29
Ricardo Stuckert Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva comentou sobre seu período na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, e atacou a política externa do atual Governo. Em entrevista ao The Guardian, o petista deixou sua candidatura para 2022 em aberto e afirmou 'torcer' para que Jair Bolsonaro não destrua o Brasil.

Após 580 dias com a liberdade privada, Lula garante que tal condição serviu para melhorá-lo como ser humano. "Saí da prisão com um coração maior. Por causa dos ativistas, não fiquei amargo por dentro", concluiu.

Em seu entendimento, o atual presidente perde tempo discutindo ‘fake news’ e a percepção do país foi manchada desde o início da sua gestão. "Sua submissão a Trump e aos EUA é realmente embaraçosa[...] A imagem do Brasil é negativa agora. Temos um presidente que não governa, que está discutindo notícias falsas vinte e quatro horas por dia. O Brasil precisa ter um papel no cenário internacional", destacou.

O petista também voltou a criticar o ministro da Justiça Sergio Moro, responsável por sua condenação. "Espero que um dia o Moro seja julgado pelas mentiras que ele contou", asseverou.

Lula ainda mostrou-se animado com a retomada de lideranças de esquerda em países como México e Argentina. Porém, revelou tristeza e classificou a confusão política na Bolívia como golpe. "Meu amigo [Evo Morales] cometeu um erro ao tentar um quarto mandato como presidente [...] mas o que eles fizeram com ele foi um crime. Foi um golpe -isso é terrível para a América Latina", lamentou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores