Moro comemora queda no número de crimes no país

Ministro atribuiu o resultado à eficiência dos órgãos de segurança e ao governo de Jair Bolsonaro

por Francine Nascimento seg, 25/11/2019 - 14:00
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, comemorou, via Twitter, nesta segunda-feira (25), a redução do índice de mortes violentas no Brasil em nove meses. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 30.864 assassinatos, enquanto que em 2018, 39.527 pessoas mortas violentamente. De acordo com o levantamento, essa é maior queda da taxa de homicídios dos últimos 11 anos.

Os dados são com base no índice nacional de homicídios que faz parte do Monitor da Violência, criado pelo G1, o qual mostrou que houve redução de crimes nos 26 estados analisados. Na rede social, Moro dedicou o resultado às forças de segurança estaduais, distritais e federais  e ao governo de Jair Bolsonaro. 

"Crimes caem em todo o país, 22% de assassinatos a menos nos 9 primeiros meses do ano em comparação com 2018. 8.663 vidas poupadas. Mérito das forças de segurança estaduais, distritais e federais e da maior integração durante o governo de Jair Bolsonaro", disse.

Embora haja uma "progressão" na queda das mortes por violência, os número ainda continua altos. O mesmo estudo estima que em média, são quase 5 mortes por hora no Brasil. 

O ministro salientou que os números são animadores, mas que em função da pouca diferença entre 2018 e 2019, será preciso agir com mais "eficiência nas investigações". 

"Isso nos anima a prosseguir ainda mais. Os números remanescentes ainda são muito altos, infelizmente. Precisamos de mais eficiência da investigação e de maior rigor e certeza da punição para coibir a criminalidade, entre outras medidas", ressaltou. 

COMENTÁRIOS dos leitores