Campanha de Bolsonaro contou com verbas não declaradas

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o presidente teve quase 11 milhões de santinhos pagos com verba pública, a partir dos diretórios estaduais do PSL, e sem declarar à Justiça Eleitoral

ter, 26/11/2019 - 12:02
Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo

A campanha do presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 pode ter sido mais cara do que realmente foi declarado por ele à Justiça Eleitoral. É o que aponta uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, publicada nesta terça-feira (26).

De acordo com o periódico, os resultados das análises feitas nas notas fiscais referentes as prestações de contas eleitorais dos 27 diretórios estaduais do PSL, mostram que parte dos gastos da campanha foi financiada com verba pública, sem que tenha vinculado o gasto diretamente a Bolsonaro.

Segundo o jornal, os documentos apontam que foi utilizado R$ 420 mil e que serviu para confeccionar quase 10,8 milhões de santinhos, panfletos, adesivos e demais materiais usados na campanha do então candidato a presidente da República. O valor corresponde a 17% do total apresentado pelo presidente à justiça na época.

Ainda segundo as informações, apesar de o PSL ter prestado contas desses gastos pelos diretórios estaduais, nenhuma nota foi vinculada à campanha de Bolsonaro. O texto aponta também que o montante pode ser maior, pois existem ainda notas fiscais nas quais listam o material eleitoral produzido, mas não especificam os nomes dos beneficiados. Bolsonaro sempre negou ter utilizado dinheiro público.

COMENTÁRIOS dos leitores