Bolsa Família é congelado nos municípios mais pobres

A entrada dos beneficiários, a cobertura do programa e o número de atendimentos foram reduzidos, o que culminou no retorno da fila de espera

por Victor Gouveia seg, 10/02/2020 - 13:04
Jefferson Rudy/Agência Senado O Maranhão é o estado que concentra mais cidades carentes Jefferson Rudy/Agência Senado

O Governo Federal congelou o programa Bolsa Família em municípios de menor renda. Alegando falta de recursos, desde 2019, a entrada dos beneficiários foi reduzida, bem como a cobertura do programa e os atendimentos. Com isso, a fila de espera para conseguir o auxílio foi retomada após três anos.

Segundo levantamento da Folha de São Paulo, uma a cada três cidades carentes não teve auxílios liberados nos último cinco meses. Em janeiro, cerca de 1 milhão de famílias aguardavam uma resposta do Ministério da Cidadania.

Em uma séria de publicações, a ex-presidente Dilma Roussef se posicionou sobre o desmonte. “O governo Bolsonaro está desmontando o Bolsa Família e submetendo milhões de brasileiros à fome e à miséria [...] Há cidades em que nenhuma família é atendida há 8 meses. Mais de 1 milhão de famílias aguardam na fila a inclusão no programa. Em 2019, o número de famílias atendidas caiu 1,2 milhão”, calculou.

Para Dilma, a baixa, e o possível encerramento, do Bolsa Família é um 'crime contra a nação' cometido pelo presidente Jair Bolsonaro. “Bolsonaro não está apenas abandonando o programa, mas pretende destrui-lo. O desprezo pelas necessidades dos mais pobres revela em toda a sua perversa dimensão a desumanidade da agenda neoliberal aplicada pelo seu governo. Destruir o Bolsa Família e um crime contra a Nação”, concluiu.

Desde o lançamento do Bolsa Família, em 2003, este é o período mais longo de recuo de novos beneficiários. Em 200 municípios mais carentes - apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017 -, 37 tiveram apenas um novo auxílio liberado de junho a outubro do ano passado. Em 64 dos municípios analisados houve bloqueio total do programa de junho a outubro.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores