Paulo Câmara: 'Estou disposto a dialogar com Bolsonaro'

Socialista foi um dos 20 governadores que assinaram a carta em crítica ao presidente

por Francine Nascimento ter, 18/02/2020 - 16:13
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O governador Paulo Câmara (PSB) foi um dos 20 governadores que assinaram uma carta rebatendo as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que segundo os governantes, iam de contra à democracia. Para o socialista, o manifesto deixa claro a necessidade do diálogo do governo federal com os gestores.

Entre as críticas apontadas na carta pelos governadores, está a fala de Bolsonaro sobre O ICMS, o qual o presidente desafiou os chefes executivos a zerarem o imposto sobre combustíveis. Durante a participação assembleia extraordinária entre estado e municípios, nesta terça-feira (17), Paulo Câmara ressaltou o presidente tem colocado discussões de maneira, muitas vezes desrespeitosa com governadores e a população.

“A partir do momento que você fala questões de maneira improvisada, sem conhecimento técnico, induz a população a erros de avaliação. E o presidente da República ele tem que ter justamente a responsabilidade e não levar debates sem nenhum tipo de possibilidade de um debate ser feito da forma correta da forma como ele tá sendo utilizado. O exemplo do ICMS e combustível é claro. O próprio ministro da Fazenda desmentiu o presidente na reunião com os governadores dizendo que não tem condições a União fazer da forma que o presidente colocou”. 

A carta também critica a postura de Bolsonaro em relação ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao afirmar que o petista "mantém fortíssimos laços" com bandidos. Além disso, Bolsonaro disse que a "PM da Bahia, do PT" era responsável pela morte do ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Adriano da Nóbrega.

Paulo Câmara acrescentou que outros pontos precisam ser tratados de uma maneira “mais serena”, como o programa Bolsa Família. “O próprio caso aqui de Pernambuco em relação ao Bolsa Família precisa ser tratado de uma maneira mais serena e com mais responsabilidade e com uma capacidade de diálogo. Estou à disposição do presidente, os governadores estão à disposição do presidente. Queremos dialogar e não brigar”.

 

COMENTÁRIOS dos leitores