Bolsonaro posta vídeo falso de desabastecimento na Ceasa

A publicação foi excluída durante a manhã, não se sabe se foi um ação do próprio presidente ou da própria plataforma

por Victor Gouveia qua, 01/04/2020 - 12:11

Nesta quarta-feira (1º), o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), usou sua conta no Twitter para publicar um vídeo com informações falsas. No conteúdo, um homem aparece em um galpão com poucas pessoas e mente ao afirmar que há uma crise de desabastecimento na Central Estadual de Abastecimento (Ceasa) de Belo Horizonte, em Minas Gerais. 

Na filmagem, que o autor garante ter sido feita nessa terça-feira (31), ele alega que o falso desabastecimento é resultado da decisão conjunta dos governadores de suspender o comércio para adotar medidas de isolamento, recomendadas pelo Ministérios da Saúde e demais autoridades de saúde mundiais.

"O presidente da República tá brigando incessantemente para que haja uma paralisação responsável", declarou ao exaltar o isolamento vertical, no qual apenas pessoas inseridas no grupo de risco são isoladas.

Na legenda, Bolsonaro ainda reforçou que não tem o mínimo cuidado com a checagem das suas publicações, ao garantir que o vídeo era real: "são fatos e realidades que devem ser mostradas", escreveu. A mensagem foi excluída ainda durante a amanhã, não se sabe se a ação partiu do próprio presidente ou se ele sofreu uma nova sanção dos gestores da rede social.

--> Twitter apaga posts de Bolsonaro questionando isolamento

Nesta quarta-feira (1º), o Ceasa amanheceu com a habitual movimentação de caminhões e clientes. A assessoria negou a falta de produtos no centro. A posição foi reforçada pelo presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN), Gustavo Melo, que garantiu que não há desabastecimento em nenhuma unidade do Brasil. Ele ainda criticou a publicação falsa e pediu que o presidente seja mais responsável.

COMENTÁRIOS dos leitores