É falsa fala de prefeito que todos adoecerão da covid-19

Infectologista refutou a afirmação sem embasamento científico do prefeito Mário Botion (PSD)

por Marília Parente qua, 01/04/2020 - 16:46

 Nesta quarta (1º), o prefeito da cidade de Limeira, no interior de São Paulo, Mário Botion, viralizou nas redes sociais por tentar “tranquilizar” a população a respeito da covid-19 a partir de uma linha de raciocínio inusitada. Botion alardeou que, em algum momento, “todos nós seremos” acometidos pela doença. Sem embasamento algum em dados factíveis, a informação divulgada pelo gestor pode ser considerada falsa.

“Todos nós seremos contaminados. Todos. É uma questão de tempo. Uns apresentarão sintomas, outros terão agravamentos, outros terão que ser internados numa UTI e outros perderão a vida. Então tenham calma, tranquilidade, que todos serão contaminados”, afirmou Botion. De acordo com os dados em tempo real da Universidade Johns Hopkins, até o fechamento desta matéria, a China havia registrado 82.361 casos do novo coronavírus. Isso quer dizer que o país de quase 1, 4 bilhão de habitantes, já tendo passado pelo “pico” do número de casos, mal chegou a registrar a contaminação de 0,005% de sua população.

Embed:

Em entrevista ao LeiaJá, a infectologista Marcela Vieira disse que recebeu o pronunciamento de Botion com espanto. “Muito catastrófico. Ao invés de tranquilizar a população, acaba gerando alarde. Acredito que não é a melhor abordagem para uma autoridade. A melhor forma de combater a pandemia é o isolamento social e não a banalização da infecção”, comenta.

A médica reforçou ainda que não existe base científica que embase as colocações do prefeito. “Não contamos com essa possibilidade, inclusive espelhados em alguns exemplos do mundo, mesmo onde existe alta transmissibilidade. Nos países onde houve alta contenção, como o Brasil está fazendo, ocorreu uma drástica redução dos casos”, conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores