Vereador pede fim de quarentena: não há marido que aguente

Parlamentar disse que a abertura de salões de beleza é importante para as mulheres fazerem cabelo, unha e sobrancelha

qua, 08/04/2020 - 10:59
Divulgação Delegado Wellington de Oliveira foi acusado de dizer frases machistas e preconceituosas Divulgação

Durante pronunciamento na Câmara Municipal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na terça-feira (7), o vereador delegado Wellington de Oliveira (PSDB) disse que "mulher sem fazer sobrancelha, fazer unha, fazer cabelo, não tem marido nesse mundo que vai aguentar", ao defender a abertura dos estabelecimentos do comércio, entre eles, os salões de beleza.

No fim da sessão que discutia a flexibilização das regras de isolamento, o parlamentar argumentou que todos os serviços são essenciais e que precisa haver a abertura com estabelecimento de regras. "Salão de cabeleireiro é importante. Então tem que ir, fazer lá, tratar da autoestima", disse.

Na sua fala, o vereador também defendeu a abertura das igrejas: "Se a pessoa quiser matar a mulher, matar os filhos, ele bate na igreja e a igreja está fechada, ele fala assim 'é um aviso de Deus pra eu voltar lá e matar'."

O pronunciamento do político gerou críticas e uma nota de repúdio da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas. Segundo o grupo, o vereador usou falas machistas e preconceituosas para defender o relaxamento nas regras de isolamento social. "Os comentários absurdos e desrespeitosos feitos pelo vereador, que tem formação jurídica e é delegado de polícia, devem ser expressamente repreendidos pela Casa de leis, inclusive com abertura de processo administrativo disciplinar", diz a nota.

Após a repercussão, o delegado Wellington emitiu uma nota de esclarecimento em que disse manter compromisso na luta pelos direitos da mulher e no combate ao feminicídio e à violência doméstica. "(...) minha fala foi interpretada como machismo, ao invés de somente exaltar a mulher, as profissionais da área estética e a importância da autoestima feminina", escreveu. O vereador disse que vai pedir a retirada da fala da ata da sessão.

O discurso do delegado pode ser conferido abaixo na marca de 1h13m20s.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores