FHC: 'o que temos hoje não é conservador, é retrógrado'

Apesar disso, ex-presidente também criticou possível impeachment de Jair Bolsonaro e chamou tentativas de oportunismo

qui, 09/04/2020 - 12:45
Wilson Dias/Agência Brasil FHC afirmou que 'panelaços' são um sinal de que algo não vai bem Wilson Dias/Agência Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) declarou que não é a favor de um possível impeachment de Jair Bolsonaro. Apesar de já ter admitido publicamente que não é favor do chefe de Estado, FHC acredita que, mesmo com a crise na saúde por conta do novo coronavírus e a falta de estratégias confiáveis do atual presidente, pedir a saída do governante seria oportunismo.

"Não sou a favor do Bolsonaro, mas pedir impeachment agora, é oportunismo”, declarou em entrevista ao Jornal da Manhã. Fernando Henrique ressaltou que para depor um presidente democraticamente ele teria "que ter feito algo contra a Lei maior, tem que deixar de governar por pressão do Congresso e o povo precisa ir às ruas pedir". "Não é isso o que está acontecendo", afirma.

Durante a entrevista, FHC chegou a chamar o desejo por um impeachment de “sonho de uma noite de verão” de quem é contra Bolsonaro e disse esperar que o presidente aprenda, no exercício do cargo, a tomar as decisões com mais atenção e falar com menor intolerância.

Ao mesmo tempo, Fernando Henrique parece esperançoso com a oposição. "Deve ter alguma reação de alguma liderança porque o que temos hoje não é conservador, é retrógrado", pontuou.

Por fim, o ex-presidente afirmou que defende uma liderança centro progressista. “Centro porque extremismo leva a discussão polarizada entre agentes que não entendem. E progressista porque o povo ainda é desigual, ainda tem miséria. Precisamos de mais igualdade, democracia, respeito a lei e ordem". 

COMENTÁRIOS dos leitores