Fim do isolamento: secretário sugere renúncia de UTI

A sugestão de Fábio Villas-Boas, secretário de Saúde da Bahia, é para quem defende o fim do isolamento social. Renúncia seria comprovada em termo

seg, 20/04/2020 - 12:15 Atualizado em: seg, 20/04/2020 - 12:38
Governo da Bahia Governo da Bahia

O secretário de Saúde da Bahia e cardiologista Fábio Villas-Boas usou o Twitter, nesse domingo (19), para sugerir que as pessoas que defendem o fim do isolamento social assinem um termo de renúncia ao uso de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) caso sejam infectados pelo novo coronavírus e tenham sintomas graves. 

“Em meio à fase mais crítica da pandemia na BA, será que essas pessoas que pregam o relaxamento do distanciamento social aceitam assinar um termo renunciando o acesso a leitos de UTI e ventilação mecânica para si, para seus pais e seus filhos???”, indagou em publicação.

Embed:

A sugestão do secretário surgiu após o país ver, em diversas capitais - como em Brasília e no Recife, atos pedindo a reabertura do comércio não essencial e o fim do isolamento - práticas adotadas em todos os Estados visando um freio na proliferação do novo coronavírus.

Na Bahia, por exemplo, já há - segundo o último boletim - 1.249 casos confirmados de Covid-19 e 45 óbitos. Ainda no microblog, o secretário de Saúde respondeu um questionamento sobre a ocupação dos leitos no Estado. "Ainda é pequena. Mas a partir de agora, no ritmo de crescimento de 10% ao dia, ao longo das próximas semanas começarão a ser preenchidos rapidamente. A não ser que consigamos reduzir a velocidade", afirmou, defendendo como meio de redução o isolamento social.

COMENTÁRIOS dos leitores