Moro convoca coletiva e deverá anunciar saída do governo

Jair Bolsonaro publicou a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, homem de confiança de Sergio Moro

sex, 24/04/2020 - 09:55
Marcos Corrêa/PR Moro dará coletiva às 11h desta sexta-feira (24) na sede do Ministério da Justiça Marcos Corrêa/PR

O ministro da Justiça, Sergio Moro, fará um pronunciamento às 11h desta sexta-feira (24) na sede do ministério. A expectativa é que Moro anuncie sua saída do governo. O presidente Jair Bolsonaro exonerou o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, em publicação no Diário Oficial da União desta sexta. 

 Moro teria pedido demissão na manhã da quinta-feira (23) após ser informado pelo presidente da intenção de exonerar Valeixo. O ministro teria dito que não permaneceria no governo caso a direção-geral da PF fosse trocada.

 A exoneração foi publicada como "a pedido" de Valeixo e com assinaturas eletrônicas de Bolsonaro e Moro. A assinatura de Moro é apenas formalidade já que a PF é subordinada ao seu ministério. O ministro não teria sido avisado oficialmente da publicação.

Mais de uma vez, Bolsonaro demonstrou interesse em mudar o comando da PF. O presidente estaria buscando ter mais controle sobre a instituição. 

A Polícia Federal está investigando suposto esquema de fake news para atacar autoridades, entre elas adversários políticos do presidente. A investigação foi aberta pelo STF e mira, entre outros, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), que estariam por trás do gabinete do ódio.

A PF também investigará as manifestações a favor do golpe militar promovida por bolsonaristas e com participação do presidente no domingo (19). A apuração foi aberta a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. Entre os alvos estão empresários e deputados federais bolsonaristas.

COMENTÁRIOS dos leitores