Ícone dos EUA 'Tio Sam' estampa propaganda do governo

Desenhado em 1870, homem de cartola que aponta o dedo ao espectador é um dos maiores símbolos do patriotismo norte-americano

ter, 05/05/2020 - 16:22
Reprodução/Twitter Reprodução/Twitter

Com uma gestão autointitulada patriota, em que o slogan consiste na frase “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", o Governo Federal surpreendeu os brasileiros ao aprovar uma peça publicitária que usa um dos maiores símbolos do patriotismo norte-americano. O "Tio Sam', como também é conhecido o próprio Estados Unidos, apareceu em uma publicação nas redes da Secretaria de Comunicação do país.

A postagem é relacionada a quebra de sigilo bancário em operações envolvendo recursos públicos federais e traz a ilustração do Tio Sam vestindo as cores verde e amarela, ao invés das tradicionais cores da bandeira estadunidense. "O Governo retirou o sigilo bancário das operações envolvendo recursos públicos federais, inclusive em transações com estados, municípios e instâncias da administração federal. A medida vale desde abril de 2019, e pode ajudar muito neste momento de combate ao #coronavírus", diz a publicação.

Embed:
 

Em resposta, muitos internautas criticaram a utilização de um símbolo de outro país nas publicações oficiais do governo brasileiro e reclamam de estarem sendo envergonhados pela edição. 

COMENTÁRIOS dos leitores