Projeto quer criar o Memorial Covid-19 em Pernambuco

Acervo ficaria disponível no Museu Palácio Joaquim Nabuco, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)

sex, 29/05/2020 - 10:42
Agência JCMazella Projeto visa criar um espaço e memória e homenagem coletiva Agência JCMazella

O deputado Isaltino Nascimento (PSB) protocolou um projeto de lei para que seja instituído em Pernambuco o Memorial Covid-19, em homenagem às vítimas da doença e aos profissionais envolvidos no enfrentamento da pandemia. Caso o projeto seja aprovado, o acervo ficará à disposição no Museu Palácio Joaquim Nabuco, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em caráter permanente.

 Segundo o deputado, o projeto apresentado visa criar um espaço e memória e homenagem coletiva. "Fortalecer a pernambucanidade, a solidariedade, agradecer aos que dedicaram e arriscaram suas vidas para combater a doença e enfrentando seus medos, abrindo mão do convívio familiar, muitos até que se contaminaram para que superássemos essa crise. Não podemos nos dar ao luxo esquecer essas pessoas, jamais", escreve o deputado em sua justificativa. 

Ele acrescenta: "A pandemia vai deixar marcas profundas na humanidade. Não será diferente em Pernambuco, um dos 5 estados mais fustigados pela doença no país, contando até a data de 17 de maio de 2020, com 19.452 casos confirmados e 1516 pais, mães, avôs, avós, filhos, netos, irmãos, familiares, amigos que lutaram, mas não conseguiram superar a enfermidade". Pernambuco já contabiliza 30.713 casos confirmados e 2.566 mortes pelo novo coronavírus.

 Isaltino Nascimento destaca que vários países fazem homenagens a vítimas de desastre humano. Ele cita as homenagens às vítimas de tsunami, no Japão; do 11 de Setembro e da Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos; e do Holocausto, em Israel. "Sentimentos coletivos como este podem fortalecer a solidariedade, o sentimento de união e a compreensão de quem somos e de que precisamos uns dos outros para continuarmos existindo." 

COMENTÁRIOS dos leitores