Bolsonaro compartilha frase atribuída a Mussolini

Citação também foi usada pelo presidente Donald Trump em 2016

seg, 01/06/2020 - 12:48
Wagner Pires/Futura Press/Estadão Conteúdo Bolsonaro também participou de ato pró-governo no domingo (31) Wagner Pires/Futura Press/Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou um vídeo no Facebook, na noite do domingo (31), com uma famosa frase atribuída ao líder fascista Benito Mussolini. No vídeo, um idoso italiano está caminhando na rua e fazendo um discurso supostamente defendendo a liberdade. Em determinado momento da gravação ele diz "melhor um dia como leão do que cem anos como ovelha", citação usada pelo fascismo italiano e que teria sido repetida por Mussolini.

"Em 1 minuto o velho italiano resumiu o que passamos nos dias de hoje", escreveu Bolsonaro na publicação.

Embed:

Em 2016, o então pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou a mesma frase no Twitter. Ela havia sido escrita por uma conta paródia cuja foto de perfil era uma imagem do ditador italiano com os cabelos de Trump.

O atual presidente dos Estados Unidos recebeu uma série de críticas por compartilhar a mensagem. Em entrevista à TV americana NBC, Trump disse que não sabia que a citação era de Mussolini, mas não pareceu arrependido. "É uma citação muito boa. Eu não sabia quem tinha dito, mas que diferença faz se foi Mussolini ou outra pessoa? É uma ótima citação", disse na ocasião.

Alguns políticos criticaram Bolsonaro pelo vídeo compartilhado. "Bolsonaro exalta Mussolini, um ditador fascista aliado de Hitler, responsável por mais de 440 mil mortes e que perseguiu quem discordava dele. O presidente brasileiro deixa bem claro que quer um regime autoritário por aqui", escreveu o deputado federal Alessandro Molon (PSB). A deputada federal Luzianne Lins (PT) afirmou: "O genocida Bolsonaro não para de flertar com o fascismo e de cometer crimes de responsabilidade. Faz postagem com frase de Mussolini, fundador do fascismo, para atiçar sua horda de lunáticos. Já conhecemos bem suas artimanhas". O presidente não se manifestou sobre a publicação.

A frase dita pelo idoso é uma das utilizadas pelos regimes nazifascistas, explica o professor de história José Carlos Mardock. Segundo o professor, tais regimes tinham como característica o uso de linguagem simples e objetiva, com o objetivo de manipular as massas e ativar o nacionalismo. Na opinião do docente, Bolsonaro usou o vídeo para confundir os espectadores, afirmando que “o Congresso estaria infringindo um direito constitucional, o de ir e vir, garantido pela Carta de 1988. Porém, as frases destacadas pelo idoso são, em sua maioria, de extrema direita. Essa tem sido a saída do presidente, o uso de mensagens subliminares ou com duplo sentido”, avalia.

COMENTÁRIOS dos leitores