Deputados holandeses são contra acordo Mercosul-UE

O motivo apresentado foi o desmatamento da Floresta Amazônica

qua, 03/06/2020 - 20:37
Alan Santos/PR O motivo apresentado foi o desmatamento da floresta amazônica Alan Santos/PR

O parlamento holandês votou nesta quarta-feira (3) um pedido do Partido Pelos Animais para se opor ao acordo comercial do Mercosul com a União Europeia que foi anunciado em 2019. O motivo foi a questão ambiental, tema que não têm protagonismo no governo de Jair Bolsonaro. 

Assinado há mais de um ano o tratado não foi ratificado e de acordo com os parlamentares holandeses não deve ser: “Pela primeira vez, a Câmara de representantes tomou uma posição clara contra o acordo comercial, que o nosso governo era favorável. É verdadeiramente uma grande vitória para a Amazônia e para a agricultura regional durável", disse Esther Ouwehand, líder da bancada do Partido pelos Animais em entrevista ao jornal francês Les Echos.

O argumento é de que o acordo que facilitaria as questões comerciais entre os continentes acarretaria em aumento no desmatamento da Amazônia. Pelo fato da moção ser vinculante, o governo holandês é obrigado a votar contra a ratificação do acordo que é costurado há mais de 20 anos. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores