Lideranças cobram PT por candidatura própria no Recife

Grupo pede que a deputada federal Marília Arraes entre na disputa

seg, 29/06/2020 - 18:01
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Partido já seguiu orientações da Nacional em 2012 e 2018. Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Por meio de nota, membros do PT no Recife defenderam a candidatura própria do partido à prefeitura da capital pernambucana, cotando Marília Arraes para o pleito. Entre os dias 27 e 28 de jumho, o Diretório Municipal do partido, durante o encontro municipal da instituição, teve as eleições de 2020 como pauta.

A direção nacional do PT já havia defendido a candidatura própria, tendo sido aprovado o nome de Marília Arraes, em março deste ano. “Esta decisão encheu de ânimo a militância em nosso Estado e no Recife. Marília desponta como uma das pré-candidatas mais competitivas e se coloca em condições de disputa para levar o PT a governar a nossa cidade”, manifestou-se o Diretório.

Confira a nota íntegra:

“Nota de Esclarecimento

Aos petistas e à sociedade recifense

O Diretório Municipal do PT-Recife realizou nos últimos dias 27 e 28 de junho seu encontro municipal, para discutir e deliberar sobre as eleições 2020.

Para o Recife e todas as capitais, além de cidades com mais de 200 mil eleitores, a decisão sobre tática eleitoral precisa ser acompanhada e homologada pela Direção Nacional, tendo em vista as estratégias de um partido orgânico e com abrangência nacional como é o PT.

Para o Recife e outras capitais, por considerações e análises feitas, a definição foi tomada pelo Diretório Nacional, em março de 2020, optando-se por candidaturas próprias e na nossa cidade, pelo nome de Marília Arraes.

Indiferente às instâncias partidárias superiores, o DM-Recife convocou o seu encontro municipal com a pauta de tática eleitoral. Foi advertido, a tempo, pelo Grupo de Trabalho Eleitoral do PT Nacional, que esta seria uma decisão absolutamente inócua, por ferir deliberações superiores e que a Direção Nacional já havia definido por candidatura própria, sendo a deputada Marília Arraes aprovada como candidata. Esta decisão encheu de ânimo a militância em nosso Estado e no Recife. Marília desponta como uma das pré-candidatas mais competitivas e se coloca em condições de disputa para levar o PT a governar a nossa cidade.

Cumprir decisões nacionais não é novidade para o PT de Pernambuco e do Recife, a despeito de contrariedades locais. Recentemente foi assim nas eleições municipais de 2012 e nas eleições estaduais de 2018.

Por isto, também, nos estranha a resolução aprovada, que além de tudo é inacabada, submissa e mesquinha.

É inacabada, porque não se refere, em um parágrafo sequer, a propostas para o Recife e a prioridades municipais que o PT formula para si ou para apresentar a seus aliados.

É inacabada, também, porque o encontro não dedicou uma linha da resolução à chapa de vereadores e vereadoras, estratégia fundamental para o PT. É submissa, porque se oferece para uma pretensa aliança sem valorizar o tamanho do PT e a importância que tem o nosso partido no combate a Bolsonaro e seu governo, tema certamente presente nas eleições municipais.

É mesquinha, ao citar a ausência da pré-candidata Marília Arraes e dos nossos delegados e delegadas, omitindo que a posição política de não participar foi fruto de seguidas negativas de diálogo por parte do grupo majoritário, buscada por nós e pela Direção Nacional.

Os delegados identificados com a defesa da candidatura própria, de Marília Arraes, aprovada no dia 13 de março de 2020, estavam prontos para participar do encontro, se as condições de respeito às deliberações superiores do PT, estivessem garantidas como foi proposto e explicitado. Ir a um encontro, cujo único objetivo seria a demarcação de posição política já sobejamente externada pela imprensa, se constituiria para nós, na legitimação de uma afronta ao PT, às suas decisões e as instâncias.

Seguimos firmes na defesa do nosso partido e desejando que as próximas etapas do processo eleitoral ssejam cumpridas com rigor partidário, reafirmando a decisão do Diretório Nacional. Fora Bolsonaro e seu governo Marília Prefeita do Recife

Recife, 28 de junho de 2020

Assinam:

Teresa Leitão – membro do DN/PT

Sheila Oliveira – membro do DN/PT

Múcio Magalhães – GTE Nacional

Carmem Dolores - Delegada ao Encontro Municipal

Felipe Cury - Delegado ao Encontro Municipal do Recife

Sephora Freitas - Delegada ao Encontro Municipal do Recife

Sheila Samico - Delegada ao Encontro Municipal do Recife

Renato Santos - Delegado ao Encontro Municipal do Recife

Ygor Lima - Delegado ao Encontro Municipal do Recife

Joelson Souza - Delegado ao Encontro Municipal do Recife

Raissa Rabelo - membro da Executiva Estadual

Glaucus Lima - membro da Executiva Estadual

Edmilson Menezes - membro da Executiva Estadual

Cristina Costa - membro da Executiva Estadual

Victor Fialho - membro da Executiva Estadual Fernando Ferro - ex deputado federal"

COMENTÁRIOS dos leitores