País pode ter 'Dia de Combate à Intolerância Ideológica'

A data, segundo o projeto de lei, seria lembrada em 6 de setembro, mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro foi alvo de uma facada durante a campanha de 2018

seg, 20/07/2020 - 14:32
Marcos Corrêa/PR Marcos Corrêa/PR

O dia 6 de setembro, data em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi alvo de uma facada em 2018, pode se tornar o "Dia Nacional de Combate à Intolerância Ideológica". Isto será possível caso um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Paulo Bengtson (PTB-PA) seja aprovado pela Câmara dos Deputados e o Senado. 

No texto, que chegou à Câmara em 7 de julho, o petebista observa que "durante as últimas décadas o Brasil e o mundo vêm passando por um momento extremismos assentados em diferenças ideológicas que vem fazendo florescer no seio da sociedade a discórdia, a desarmonia e o ódio extremado".

Ao discorrer a justificativa da proposta, Paulo Bengtson ressalta a polarização instaurada no país, segundo ele, após a divulgação de escândalos de corrupção e pontua que em 2018 houve um "trágico ato de extremo ódio e intolerância ideológica" culminando a divisão política. 

"As disputas assentadas em discursos de intolerância ideológica e de ódio continuaram a ficar mais graves e intensas, até que, durante a campanha eleitoral de 2018, vieram a culminar em um trágico ato de extremo ódio e intolerância ideológica, que foi o atentado à faca, no dia 06 de setembro, ao então candidato à Presidência da República, Jair Messias Bolsonaro, levando-o a passar por diversos procedimentos cirúrgicos para salvar sua vida, ficando afastado durante grande parte da campanha, onde terminou sendo eleito no segundo turno do pleito eleitoral", argumenta o deputado.

 No dia 6 de setembro de 2018, quando fazia um ato de campanha em Juiz de Fora, Bolsonaro foi atingido por uma facada protagonizada por Adélio Bispo, que segue preso em um hospital psiquiátrico. 

COMENTÁRIOS dos leitores